Sistema Montessori de Educação

Toda metodologia educacional pressupõe uma filosofia.

 

O CECAD – Centro Educacional Cattaneo Adorno – realiza seu trabalho pedagógico fundamentado no Sistema Montessori de Educação que é composto pela Metodologia e Filosofia Montessoriana de Educação, acreditando que, além das matérias curriculares e extracurriculares, princípios e valores são trabalhados em todas as instituições sociais e são a base para o desenvolvimento da criança como um cidadão autônomo moral, intelectual e socialmente.

Tendo a filosofia montessoriana como norteadora de uma metodologia, o trabalho, tanto do educador como do educando, é encarado como meio para o desenvolvimento, pois o homem só constrói trabalhando e se constrói pelo trabalho.

Toda situação de aprendizagem e desenvolvimento é encarada pelos profissionais do CECAD como uma situação de trabalho, sendo assim, consideramos que nossos alunos, normalizados, estarão trabalhando em todas as atividades que desenvolvem e com a palavra “trabalho” nos referimos a essas atividades.

Na Filosofia Montessori a conquista da autodisciplina pelo aluno é realizada em uma atmosfera de liberdade dentro de limites, tendo como foco a responsabilidade, o respeito às pessoas, ao ambiente e da cooperação mútua.

A disciplina Montessori busca métodos que evitem constrangimentos pessoais, mas é cobrada com rigor dentro de seus princípios e muitas vezes a solução das questões é resolvida em grupo para que possa haver uma reflexão de todos.

A Metodologia Montessoriana engloba materiais de desenvolvimento próprios, separados por área de conhecimento e adequados às faixas etárias dos alunos, além de cumprir com toda proposta curricular dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

No Ensino Fundamental, à medida que o desenvolvimento da moral se processa os conceitos se reafirmam, em reflexões pessoais estimuladas pela orientadora e pelo grupo para que os comportamentos sejam revistos e as escolhas se aprimorem.

Tudo transcorre de maneira adequada à fase de desenvolvimento e ao nível de compreensão da criança.

 

metodo2

metodo1